HISTÓRIA DA CdP HUC

BREVE HISTORIAL DA CASA DO PESSOAL

 

HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

 

( Abril de 1952 / Setembro de 2011 )

 

 

 

A CASA DO PESSOAL DOS H.U.C. é uma estrutura associativa constituída há quase seis décadas, período durante o qual tem mantido uma actividade regular e continuada, norteada por princípios de mutualismo e solidariedade assumido, ao longo deste período grande diversificação de iniciativas tendo em vista o desenvolvimento e satisfação profissional e pessoal de todos os seus sócios. Essas iniciativas passaram e passam por actividades culturais, recreativa, desportivas e de lazer tendo, para além delas outras de funções de assistência social de diversa índole.

 

O processo de instalação/legalização da Casa do Pessoal dos H.U.C. como estrutura associativa teve o seu início na Assembleia Geral dos seus Fundadores, realizada a 2 de Abril de 1952, com a aprovação dos seus estatutos nomeação da Comissão Instaladora, como é referido na 1ª Acta.

Apesar de algumas dificuldades processuais, o registo dos Estatutos são efectuados, a 8 de Janeiro de 1953, no Governo Civil de Coimbra, havendo nestes uma referência a distribuição de cargos pelos elementos da Comissão Instaladora, que veio a ser concretizado em Março de 1953.

 

Como constava no artigo 1º dos estatutos então aprovados, surge assim uma estrutura criada para conceder ao pessoal dos H.U.C. e seus familiares, benefícios de assistência social e aperfeiçoamento profissional, cultura, recreio, económicos ou de qualquer outra natureza, cujo espírito, mais de quatro centenas de dirigentes e activistas souberam manter e desenvolver, volvidos que são já, 58 anos

 

Em 1986, com a mudança das instalações dos HUC, da zona alta da cidade, para as atuais instalações foram criadas condições para uma maior dinâmica da CP desde logo com possibilidade de construir infra-estruturas físicas de suporte a todas as actividades desportivas, culturais e outras.

Nestas assumem um papel relevante:

 

Edifico sede-Construído em 1996 alberga as instalações administrativas, sala de reuniões e lazer, salas para trabalho da Direção e outras actividades, num dos pisos, tendo sido no outro e cave ocupados com um restaurante e um ginásio, abertos a toada a população hospitalar e visitantes;

 

 

Parque desportivo-Construído em 1992 e constituído por dois campos para a prática de diversas modalidades, teve obras de grande intervenção em 2003, coma colocação de pisos sintéticos de relva, bancadas e balneários de apoio;

 

Parque de merendas- Tal como existe foi requalificado em 2003 tendo sido apetrechado com varias estruturas de apoio à realização de atividades lúdicas e de lazer.

 

Parque infantil- Equipamento que te como principal objetivo apoiar as atividades da creche/jardim de infância da CP, foi requalificado, em 2003 com colocação de piso aborrachado e outros melhoramentos.

 

 

Creche/Jardim de Infância- Equipado com todas as instalações necessárias ao desenvolvimento das atividades inerentes a uma estrutura deste tipo, com mais de 2000 m2 de área construída, estas instalações foram edificadas em 2002, tendo iniciado as atividades em abril do ano de 2003. Tem 10 salas, para cerca de 200 crianças dos 4 meses aos 5 anos, com apoios de cozinha, refeitório, salas de dormir, ginásio, zona comum de atividades e pátios externos de apoio às salas.

A Creche/Jardim de Infânciaocupa uma parte significativa da atividade da CP, tendo cerca de 175 crianças, mantendo actividade regular que se tem vindo a consolidar ao longo dos últimos anos com a introdução de novos programas.

Para além do cumprimento do projeto educativo da instituição elaborado e aprovado anualmente são desenvolvidas, entre outras atividades e com regularidade: O dia dos reis; Festa de carnaval; Dia do pai e dia da mãe; Festa da Primavera; Comemoração do dia da criança; Magusto de S. Martinho; Festa de finalistas; Festa de Natal e Passeio de finalistas.

 

 

Atividades recreativas e culturais- com maior ou menor incremento, tem-se mantido ao longo de todas estas últimas quase seis décadas tendo sido criados nos últimos anos alguns grupos, mantendo-se até esta data:

 

Grupo etnográfico-com cerca de 40 elementos e com atuações regulares em atividades no hospital, cidade de Coimbra, no País e estrangeiro.

  

 

Grupo coral-com cerca de 25 elementos com participações regulares em diversas atividades fora e dentro dos HUC.

 

 

Grupo de danças-composto por cerca de trinta elementos dedica-se no fundamental à aprendizagem, entre outras, das chamadas danças clássicas, fazendo demonstrações com alguma regularidade.

Para além destes grupos existe ainda uma escola de músicaonde é facultada a aprendizagem de vários instrumentos musicais.

 

Visitas/passeios e atividades ao ar livre- são feitas, com maior ou menor regularidade, visitas e passeios de índole cultural e ou recreativo para a participação de sócios e familiares. Foi recentemente feito um protocolo de colaboração com uma empresa externa no sentido de facultar a realização de “atividades de ar livre” aos sócios da CP.

 

Na área do desporto- os dois campos da instituição são usados com maior ou menor regularidade atividade nas áreas do futebol, futsal (masculino e feminino) e ténis. No presente existe uma equipa de futsal representativa da CP dos HUC que, para além de torneios pontuais e participação em datas comemorativas, promove e participa regularmente, nos torneios inter-casas do pessoal, torneio interno dos HUC e torneios externos e regulares da Cidade.

  

 

Ténis- a CP tem um protocolo com uma entidade externa para a manutenção de uma escola de ténis para sócios e funcionários da instituição. As atividades desta escola, quando não colidam com as atividades da CP, é aberta desportistas do exterior.

 

 

Tai Chi – Atividade crida há cerca de dois anostêm uma participação regula de cerca de 30 elementos tendo uma ou outra atuação/demonstração, na instituição e na cidade.

 

 

Protocolos- A CP tem mais de 20 protocolos celebrados com empresas externas, das mais diversas áreas, que proporcionam descontos significativos aos seus sócios.

 

Apoio dos HUC- Os diversos Corpos Sociais da CP contaram sempre, ao longo da existência da instituição, com a colaboração e apoio inestimável, sobe as mais diversas formas, dos vários Conselhos de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

 

 

Desporto

Parques Desportivos

 

Ocupação dos Campos

 

Futsal  -  Ténis

futsalpic tenispic

Dependendo da disponibilidade poderá reservar os recintos através do:

239 835 165

casadopessoal.huc@gmail.com


 

 

 

IX Futsal Interno

Casa do Pessoal CHC

2017

Participação da equipa de Futsal da Casa do Pessoal dos HUC

 

Calendário

Resultados e Classificações

Atividades Culturais

Grupo Etnográfico

 

 


 

 

Atuações Programadas

 

Grupo Coral

 

Atuações Programadas

 

 

Visitantes (CdP HUC)

mod_vvisit_counterHoje3357
mod_vvisit_counterMês54585
mod_vvisit_counterTotal3504936

Temos:  21 visitas online
IP: 54.80.87.166
 , 
Hoje: Out 16, 2018